quarta-feira, 4 de março de 2009

Ato Penitencial I

Após uma semana de pausa para o carnaval, o EJC retomou suas atividades desenvolvendo o ATO PENITENCIAL no último domingo dia 1º de março. Através de uma reunião de profunda reflexão, foi feito um Exame de Consciência sobre as vezes que pecamos por pensamentos, palavras, atos, omissões e culpa. Ao final, conscientes e arrependidos de nossos pecados, refletimos sobre o verdadeiro AMOR que tudo perdoa e cura: o amor de Deus; e num ato simbólico lavamos nosso rosto em água benta para lavar nossos pecados.


Abaixo o texto para reflexão pessoal:


"O Sacerdote convida ao Ato Penitencial e, após uma breve pausa de silêncio, é feito por toda a comunidade uma fórmula de confissão geral e termina com a absolvição do sacerdote.
“O Senhor Jesus, que nos convida à mesa da palavra e da eucaristia, nos chama à conversão. Reconheçamos ser pecadores e invoquemos com confiança a misericórdia do Pai (pausa).”
Neste momento fazemos uma pequena pausa para Reflexão e confessarmos os nossos pecados. Esta pausa é indispensável; caso contrário, as palavras introdutórias: “Reconhecemos as nossas culpas” ou “examinemos a nossa consciência” soam falsas.
A conversão requer o reconhecimento do Pecado: O pecado é a falta contra a razão, contra a verdade. É uma falha contra o verdadeiro amor para com Deus e para com o próximo, por causa dum apego a certos bens. Fere a natureza do homem e ataca a solidariedade humana.
Como no momento do Ato Penitencial na Santa Missa convidamos a todos a fazermos uma pausa e nesse silêncio se aproximar mais de Deus


MÚSICA “Se eu quiser falar com Deus”
Cacau Novais e Trio - Se eu quiser falar com Deus (Gilberto Gil)


Sentir-se pecador não significa colocar-se diante de uma lei e a partir dessa lei se auto julgar e se auto punir. Tal atitude vai gerando complexos de culpa cada vez maiores que vão formando uma situação na qual Deus vai se tornando um juiz implacável e distante. É essencial sabermos que as nossas práticas religiosas não são um conjunto de leis que somos coagidos e a obedecer para sermos salvos.
Mas então qual é o significado de sentir-se pecador?


Para um Cristão, esse sentir-se pecador não é se colocar diante de uma lei, mas sim, se colocar diante do amor. É por isso que sentir-se pecador é uma graça a ser pedida a Deus, pois pedir para que se possa sentir-se pecador é o mesmo que pedir para conhecer esse amor maravilhoso de Deus.A religião é uma maneira de cultivar a relação amorosa com Deus, com os irmãos e irmãs. Ser perfeito significa amar, pois sabe que é o amor que nos salva.
Certas vezes no Ato penitencial rezamos:Confesso a Deus todo-poderoso e a vós, irmãos e irmãs, que pequei muitas vez por pensamentos e palavras, atos e omissões, por minha culpa, minha tão grande culpa. E peço à virgem Maria, aos anjos e santos e a vós, irmãos e irmãs, que rogueis por mim a Deus, nosso Senhor.
Vamos refletir sobre cada tipo de pecado que cometemos: “Confesso a Deus todo-poderoso e a vós, irmãos e irmãs, que pequei muitas vez por pensamentos...” E Jesus perguntou aos fariseus: “Que estais a pensar em vossos corações?” Jesus sabia muito bem o que havia no homem e assim Ele censurou os fariseus: Vós purificais o exterior do corpo e por dentro estás cheio de perversidade. Jesus vê o que há de bom no pensamento dos homens. Os pensamentos são o caminho da ação.
Reflita agora sobre as vezes que você pecou por pensamentos e o que você pode fazer para evitar esse tipo de pecado. - Os meus pensamentos me atrapalham a realizar a vontade de Deus?- Através dos meus pensamentos eu ando julgando os outros?- De que forma meus pensamentos influenciam o dia a dia da minha vida?- Que pensamentos são esses?


MÚSICA: SONDA-ME
Padre Antonio Maria - Sonda-me


“Confesso a Deus todo-poderoso e a vós, irmãos e irmãs, que pequei muitas vez por palavras...”
O Apóstolo São Tiago, disse: “Aquele que não peca no falar é realmente um homem perfeito. A língua é um mundo de injustiça, contamina todo o corpo e põe chamas no ciclo de nossa existência... Com ela bendizemos o Senhor Pai e com ela amaldiçoamos os homens.”Santo Agostinho é mais incisivo: “Vós O mataste com a espada da vossa língua, quando clamastes: Crucifica-o” Crucifica-o!”Tantas vezes fazemos mal a pessoas quando não medimos nossas palavras, quando ferimos sentimentos pelo nosso falar, pois, a boca fala o que o coração transborda. Pense agora sobre as vezes que você usou da palavra e acabou por pecar.

- Eu tenho consciência do impacto que as minhas palavras podem causar?- Eu uso o dom da palavra para propagar o bem?- Eu realmente me arrependi das palavras que usei e magoei o próximo?


MÚSICA: ASSIM COMO EU E VOCÊ


“Confesso a Deus todo-poderoso e a vós, irmãos e irmãs, que pequei muitas vez por atos...”
Quantas vezes agimos mal? Sabemos que não estamos optando por uma atitude correta e mesmo assim fazemos. Nossas atitudes muitas vezes nos levam para longe de Deus e do amor ao próximo. Reflita sobre as seguintes perguntas:
- Quais são os atos que eu cometo que eu reconheço como pecado? - O quanto eles me afastam de Deus? - As minhas atitudes condizem com o que eu falo? - Ou então, as minhas atitudes corretas com a minha fé, com os ensinamentos de Deus?


MÚSICA: ATO PENITENCIAL II

“Confesso a Deus todo-poderoso e a vós, irmãos e irmãs, que pequei muitas vez por omissões...”
Eis aqui um dos pontos onde é mais frequente a nossa culpabilidade Pecamos por ter deixado de agir, por ter deixado de fazer alguma coisa, quando era preciso agir, quando era necessária uma ajuda ao irmão; pecamos por ter deixado o bem escapar de nossas mãos – Pecamos por Omissão! Agimos como o sacerdote e o levita da parábola do Samaritano, que deixaram o homem sem socorro à beira do caminho ou então somos como o fariseu Simão que não deu água a Jesus, não lhe deu o beijo de boas vindas, nem o óleo para a unção – Não lhe deu amor. O omisso recebe menos perdão, menos misericórdia do que aquele que muito pecou, mas se arrependeu.
Vamos pensar um pouco sobre às vezes em que fomos omissos que deixamos de fazer o bem e a vontade de Deus. - Alguma vez eu deixei de fazer uma boa ação por comodidade ou preguiça? - Eu sei que a minha omissão me torna um pecador?


MÚSICA: PERDÃO MEU PAI


“Confesso a Deus todo-poderoso e a vós, irmãos e irmãs, que pequei muitas vez por minha culpa, minha tão grande culpa...”
A culpa maior é que você nada sente que deve confessar. Toda a culpa é um excesso. A culpa é uma prisão do eu. Pedro sentiu-se aprisionado depois que o Galo cantou: E o Senhor voltando-se, fixou o olhar em Pedro. Pedro, então lembrou-se e saindo, chorou amargamente. Só pode sentir-se culpado aquele que o Senhor fixou seu olhar. Então, imaginemos agora que Jesus esta nos olhando e percebendo todo o nosso sentimento de culpa por todos os nossos pecados. Converse com Ele para nos sentirmos perdoados.
- Eu tenho acreditado na misericórdia de Deus pelos meus pecados?- Eu realmente assumo os meus erros quando eu Peco?- Eu tenho me perdoado pelas falhas que cometi e me arrependi?


MÚSICA: RESTAURAÇÃO
Dunga 10 anos - Restauração


Confessemos, então, nossos pecados juntos dizendo: Confesso a Deus todo-poderoso e a vós, irmãos e irmãs, que pequei muitas vez por pensamentos e palavras, atos e omissões, por minha culpa, minha tão grande culpa. E peço à virgem Maria, aos anjos e santos e a vós, irmãos e irmãs, que rogueis por mim a Deus, nosso Senhor.


Arrependidos dos nossos pecados temos a certeza que é o amor de Deus que nos perdoa e cura a nossa dor.O amor de Deus convida insistentemente a cada um de nós a se amar mais, a retirar da vida tudo o que a lança na infelicidade. Esse amor a constrói, restaura, unifica e cura.

E Jesus disse:
“Eu conheço a tua miséria, tuas lutas, os apertos, as fraquezas do teu corpo. Eu estou ciente da tua covardia, dos teu pecados. Apesar disso, eu te digo: Dá-me o teu coração. Ama-me assim como tu és.Se esperares torna-te um anjo, para doar-te ao meu amor, não me amarás nunca. Se fores covarde no cumprimento dos teus deveres e no exercício das virtudes, e se, frequentemente, recaíres naqueles mesmos pecados que não quererias cometer mais, não te permito não me amares mais: “Ama-me assim como tu és” Quero o amor do teu pobre coração! Se esperas até tornar-te perfeito não me amarás nunca...Não poderia eu, porventura, de cada grãozinho de areia fazer um Serafim, radiante de pureza, de generosidade e de amor? Não sou eu o Onipresente?Dá-me o teu coração. Ama-me assim como tu és.”


MÚSICA: “Foi por você”
Anjos de Resgate - Foi Por Você

“Lava os teus pecados e não apenas o teu rosto”

MÚSICA: “Perdão Senhor ”

Missão da semana:

Pratique uma penitência durante o tempo da quaresma

QUARESMA


A última quarta-feira não só foi marcada pelo final do Carnaval, mas também pelo início de um tempo de preparação para uma grande festa: a PÁSCOA.
Quaresma, quarenta dias, que nos recorda os 40 anos no deserto quando o povo saiu do Egito para a terra prometida. É falado, também,dos quarenta dias do dilúvio, dos quarenta dias e Moisés e de Elias na montanha, dos quarenta dias que Jesus passou no deserto antes de começar sua vida pública.
Quem de nós já não experimentou ou experimenta situações de deserto:
- deserto da solidão
- deserto da dor
- deserto da desilusão
- deserto da doença
- deserto da injustiça
- deserto da preocupação


Hoje Jesus vem convidar cada um de nós a caminhar com Ele nesses 40 dias, e Ele diz:
“Voltai para mim com todo coração, rasgai o coração e não as vestes.”
Temos que retomar nossa intimidade com Deus. Provocar esse encontro é rezar, conversar, desabafar. Procurai fazer todas as coisas com Deus presente na nossa vida.
A Quaresma é marcada por um tripé: oração, caridade e jejum.
· A caridade que Jesus nos convida não é apenas dar esmola, mas sim termos caridade com o mais próximo. Às vezes alguém de nossa família que precisa do nosso amor, alguém aqui mesmo do EJC que precisa do nosso perdão, amor e do nosso acolhimento.

· O jejum que não seja apenas um sacrifício de alguma coisa que gostamos (chocolate, doces, etc), mas principalmente o jejum da língua. Quantas pessoas criticamos, falamos mal, simplesmente julgamos e condenamos. Precisamos ver no outro um pouco do Cristo e também temos que refletir em nós esse Cristo para o outro. O Cristo que compreende, acolhe, respeita e principalmente perdoa.

Se preparar para a Páscoa é ter gestos concretos desse AMOR DE DEUS. Se não for assim estaremos sendo iguais aos hipócritas que Jesus falou no Evangelho de quarta-feira de cinzas:
“Ficai atentos para não praticar a vossa justiça na frente dos homens, só para serdes vistos por eles. Caso contrário não recebereis a recompensa do Vosso Pai que está nos céus. Por isso quando deres esmola não toques a trombeta diante de ti como fazem os hipócritas nas sinagogas e nas ruas para serem elogiados pelos homens.”
Que nesses 40 dias a gente consiga dar passos em direção a Cristo colocando em Suas mãos nossas vidas.
Que Deus nos abençoe nessa caminhada e que a doce Nossa Senhora nos proteja.

AVISOS IMPORTANTES:

- No próximo domingo teremos confissão com Padre Geraldo de 16h as 18h. Compareça e receba este Sacramento de Deus.

- Inscrições para tocar no TOM ORIONE até dia 08 de março pelo email: pastoraldabanda2009@gmail.com. Os ingressos para o evento já estão sendo vendidos pelos coordenadores da pastoral da Banda! Garanta já o seu lugar!

- Novo site do EJC: http://ejcsite.multiply.com/ Participe!

- Retiro do EJC: as inscrições para o retiro dias 10, 11 e 12 de julho estão abertas. Procure um dos dirigentes ou mande um email para dirigentes2009@gmail.com. (Sua inscrição só será confirmada após o pagamento)

Domingo dia 08 de março continuaremos abordando o ATO PENITENCIAL (II). Aguardamos todos vocês lá!

Fiquem com Deus.

Com carinho,

Bia, Crof, Luly, Paty e Victor