No último domingo em mais uma reunião com grande participação dos jovens, aprofundamos o HINO DE LOUVOR. Através de uma divisão do Hino em 4 partes, detalhamos cada pedaço deste Hino de Glória.
Após o perdão dado no Ato Penitencial, devemos explodir de alegria no canto do Glória. Para estar de acordo com a liturgia esse canto precisa ser um louvor à Trindade Santa.
O Glória não é falado nem cantado no tempo do Advento nem na Quaresma, mas no restante do ano ele está sempre presente.
Durante a Quaresma o Glória não é falado porque é um tempo forte de conversão e penitência, de jejum e de oração. Precisamos renunciar ao mal e aderir a Jesus que carrega a sua cruz. É o tempo de preparação para a Páscoa.
No Advento, embora não seja propriamente um tempo de penitência, o Glória não é falado nem cantado por ser um tempo de purificação da vida pela justiça e pela verdade, preparando os caminhos do Senhor. Também não é tempo de festa, mas de esperança e alegria moderada, pois arrumamos a casa para receber a mais nobre Visita, anunciada pelos Profetas.
O Glória não é falado nem cantado no tempo do Advento nem na Quaresma, mas no restante do ano ele está sempre presente.
Durante a Quaresma o Glória não é falado porque é um tempo forte de conversão e penitência, de jejum e de oração. Precisamos renunciar ao mal e aderir a Jesus que carrega a sua cruz. É o tempo de preparação para a Páscoa.
No Advento, embora não seja propriamente um tempo de penitência, o Glória não é falado nem cantado por ser um tempo de purificação da vida pela justiça e pela verdade, preparando os caminhos do Senhor. Também não é tempo de festa, mas de esperança e alegria moderada, pois arrumamos a casa para receber a mais nobre Visita, anunciada pelos Profetas.
“Glória a Deus nas alturas e paz na terra aos homens por Ele amados.”
Dar glória a Deus é reconhecer que só Deus é todo poderoso, que Ele tudo sabe.
Dar glória a Deus tem o poder de imprimir em nós algo de divino. Homens e mulheres que louvam são homens e mulheres de fogo, capazes de incendiar outros corações.
O louvor gera um estado de ânimo que contagia todos que estão a nossa volta.
Quando damos glória a Deus estamos reconhecendo que nosso Deus é o Deus de amor, que nos ama independente das nossas fraquezas e imperfeições, simplesmente ama e NUNCA nos abandona.
Seu plano de amor para nós supera tudo o que sonhamos e queremos para nossa vida. Deus cuida de nós mesmo quando o mundo e os fatos dizem o contrário.
E com confiança devemos nos abandonar aos cuidados Daquele que sabe o que é melhor para nós; como uma criança que tem confiança no colo do pai.
Que tal se a partir de agora pararmos de reclamar de tudo e começarmos a louvar a Deus porque ele é soberano sobre todas as coisas.
“Senhor, é a Tua bondade que permite que Te louvemos; sabemos que estás conosco que nos amas, que és nosso amigo e por tudo isso, nós Te louvamos”.
Eu Te dou Glória, Senhor, porque sustentas a minha vida, porque cuida de mim e, sendo um Deus Criador, me deste a graça de estar vivo por mais este dia. Glórias a Ti por isso.
Louvado sejas, meu Senhor, até mesmo pelos meus problemas pois também neles posso experimentar o Teu socorro.
Te dou Glória também pelos meus pecados, pois apesar de ter te ofendido, tens paciência comigo e sempre me perdoa.
Louvado sejas por teu amor! Louvado sejas por Tua bondade. Glórias sempre a Ti Senhor.
Que o nosso Glória a Deus não seja só em palavras, mas em gestos concretos.
Que durante o nosso dia façamos bem todas as coisas e, possamos assim, viver essa paz em nossas famílias, nosso trabalho e em nossos relacionamentos. Mudando a nossa vida para o amor, porque quando a gente muda o nosso mundo, o mundo muda com a gente.
“Glória a Deus nas alturas e paz na Terra aos homens por Ele amados”
“Senhor Deus, rei dos céus, Deus Pai todo-poderoso: nós vos louvamos, nós vos bendizemos, nós vos adoramos, nós vos glorificamos, nós vos damos graças por vossa imensa glória.”
Cantando, louvamos e bendizemos a Deus. Orando e cantando, adoramos o Santíssimo presente na sala, num momento especial de nossa reunião. E, por fim, refletimos sobre as graças de Deus em nossas vidas, agradecendo e dando Graças a tudo que Ele faz todos os dias por nós.
“Senhor Jesus Cristo, Filho Unigênito, Senhor Deus, Cordeiro de Deus, Filho de Deus Pai. Vós que tirais o pecado do mundo, tende piedade de nós. Vós que tirais o pecado do mundo, acolhei a nossa súplica. Vós que estais à direita do Pai, tende piedade de nós”.
Neste momento, fizemos uma dinâmica para refletirmos a razão pela qual Jesus derramou Seu sangue na cruz.
Todos escreveram em um papel um pecado que se arrependeu de ter cometido e outro que ainda achava que iria cometer. Tal papel foi colocado numa bacia e derramado vinho sobre eles, lembrando o sofrimento e morte de Jesus por todos os nossos pecados.
“Só vós sois o Santo, só vós, o Altíssimo, Jesus Cristo, com o Espírito Santo, na glória de Deus Pai. Amém.”
Nesta última parte do Hino de Louvor, lembramos que existe um único Deus Trino, a quem devemos adorar.
MT 6, 19-25
"Não ajunteis tesouros na terra, onde a traça e a ferrugem tudo consomem, e onde os ladrões minam e roubam; Mas ajuntai tesouros no céu, onde nem a traça nem a ferrugem consomem, e onde os ladrões não minam nem roubam. Porque onde estiver o vosso tesouro, aí estará também o vosso coração. A candeia do corpo são os olhos; de sorte que, se os teus olhos forem bons, todo o teu corpo terá luz; Se, porém, os teus olhos forem maus, o teu corpo será tenebroso. Se, portanto, a luz que em ti há são trevas, quão grandes serão tais trevas! Ninguém pode servir a dois senhores; porque ou há de odiar um e amar o outro, ou se dedicará a um e desprezará o outro. Não podeis servir a Deus e a Mamom"
Mt 16, 13-21
"E, chegando Jesus às partes de Cesaréia de Filipe, interrogou os seus discípulos, dizendo: Quem dizem os homens ser o Filho do homem? E eles disseram: Uns, João o Batista; outros, Elias; e outros, Jeremias, ou um dos profetas. Disse-lhes ele: E vós, quem dizeis que eu sou? E Simão Pedro, respondendo, disse: Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo. E Jesus, respondendo, disse-lhe: Bem-aventurado és tu, Simão Barjonas, porque tu não revelou a carne e o sangue, mas meu Pai, que está nos céus. Pois também eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela"
Esperamos que tenham gostado da reunião e vivenciado a importância deste Hino de Louvor. Que saibamos reconhecer Deus em nossas vidas, bendizendo, glorificando, louvando e adorando o Deus Amor.
Missão da Semana:
Durante essa semana vá a uma Igreja para louvar a Deus.
Música da Semana:
Avisos:
- Domingo próximo, as 14:30h teremos a Pastoral da Betânia. Será feita uma visita aos idosos da Casa de Betânia com um lanche e muita alegria dos jovens do EJC. Sua presença é importantíssima. É o momento de por em prática a caridade! Participe e chame seus amigos também!
- RIFAS: quem pegou rifas para serem vendidas, tem que devolvê-las impreterivelmente no próximo domingo, dia 22 de março. Procure a Paty e acerte as contas.
- Garanta já seu lugar no TOM ORIONE, comprando ingresso a R$5,00 com um coordenador da Pastoral da Banda. As vagas são limitadas e já estão se esgotando!
- Pastoral do Sopão dia 04 de abril!
- Montagem dia 05 de abril!
- Inscreva-se no Retiro do EJC, dias 10, 11 e 12 de Julho de 2009. Procure um dos dirigentes e saiba as condições de pagamento.
Com carinho,
Bia, Crof, Luly, Paty e Victor