terça-feira, 14 de abril de 2009

Páscoa: Cristo vive!

No último domingo, tivemos nossa reunião sobre a Páscoa. Refletimos sobre 5 estações da Via Lucis e celebramos a vitória da vida sobre a morte. Cristo VIVE!
Que a Luz da vida de Cristo reflita em todos nós, iluminando as trevas e salvando pessoas que se encontram condenadas, encarceradas e crucificadas pelo sofrimento, pelo vício, ou pelos demais males do mundo.

Lembramos que a partir do próximo Domingo, dia 19 de abril, as missas (leitores, animador e ofertório) e as reuniões serão feitas pelas equipes do Encontro (coordenadores, não deixem de se dedicar para a preparação da reunião e da missa). A equipe de Banda fica responsável pelas músicas das missas e a equipe de sala irá animar nossas reuniões.

Continuem convidando seus amigos para participarem do EJC, enviem fichas para nosso e-mail!

Às pessoas que queiram trabalhar e não entraram na montagem, entrem em contato com um de nós para providenciarmos uma equipe!

O 45º EJC já começou! E ele depende de todos nós para que seja o melhor possível!

Aproveite para reviver a reunião de Domingo que segue abaixo.

Via Lucis


Via Lucis é a meditação orante dos mistérios gloriosos do Senhor – os eventos compreendidos entre a Ressurreição e o Pentecostes – ensina-nos a caminhar no mundo como "filhos da luz", testemunhas do Ressuscitado.

A Via Lucis é uma pedagogia para o incremento da fé, porque, enquanto é dita, passa-se do escuro para as luzes. Nesta metamorfose, a Via Lucis nos conduz desde a aceitação da verdade da dor, que no projeto de Deus não constitui o final do nosso caminhar, até a esperança da realização do objetivo verdadeiro do homem: a liberdade, a alegria, a paz, que são essencialmente valores pascais.
Em uma sociedade que prega freqüentemente a "cultura da morte", com suas expressões de angústia e aniquilamento, a Via Lucis é um estímulo para estabelecer uma "cultura da vida", uma cultura que é aberta à tese da esperança e às certezas da fé.

As estações:

PRIMEIRA ESTAÇÃO: A Ressurreição de Jesus
SEGUNDA ESTAÇÃO: Os discípulos encontram o sepulcro vazio
TERCEIRA ESTAÇÃO: Jesus se Manifesta a Maria Madalena
QUARTA ESTAÇÃO: Jesus Ressuscitado a caminho, com os discípulos de Emaús.
QUINTA ESTAÇÃO: Jesus se Manifesta em Emaús ao partir o Pão.
SEXTA ESTAÇÃO: Jesus ressuscitado aparece aos discípulos
SÉTIMA ESTAÇÃO: Jesus ressuscitado dá aos apóstolos o poder de perdoar pecados
OITAVA ESTAÇÃO: Jesus ressuscitado confirma a fé de Tomé
NONA ESTAÇÃO: Jesus ressuscitado aparece aos apóstolos nas margens do lago de Tiberíades.
DÉCIMA ESTAÇÃO: Jesus ressuscitado confere o primado a Pedro
DÉCIMA PRIMEIRA ESTAÇÃO: Jesus ressuscitado entrega aos apóstolos a missão de pregar o Evangelho
DÉCIMA SEGUNDA ESTAÇÃO: Jesus ressuscitado sobe ao Céu
DÉCIMA TERCEIRA ESTAÇÃO: Os Apóstolos e Maria aguardam a vinda do Espírito Santo
DÉCIMA QUARTA ESTAÇÃO: Jesus ressuscitado envia sobre os Apóstolos o Espírito Santo

Introdução:

Procuremos situar-nos naquele tempo. Jesus tinha sido crucificado e tinha morrido. Os apóstolos eram perseguidos e procuravam não se fazer notar, pelo medo que tinham do que lhes poderiam fazer. Teria tudo acabado? Não. Naquela noite de Sábado Santo para Domingo de Páscoa, algo aconteceu, algo de extraordinário. Algo que iria mudar todo o curso da humanidade. Jesus, como seria esperado, travou uma batalha com a morte e venceu. A morte derrotada, deu um lugar eterno à Vida, por vitória de Jesus. De uma certa forma, se antes tínhamos trilhado, com Jesus, o caminho até ao Calvário, acompanhando no Caminho da Cruz, também agora Ele nos convida a trilhar o Seu Caminho da Glória.

Oração Inicial

Em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo.
R. Amém.

Senhor Jesus,Com a Tua Ressurreição triunfaste sobre a morte
E vives para sempre, comunicando-nos a vida,a alegria, a esperança firme.
Tu que fortaleceste a fé dos apóstolos,das mulheres e dos Teus discípulos ensinando-os a amar com obras,
fortalece também o nosso espírito vacilante,para que nos entreguemos por completo a Ti.
Queremos partilhar contigo e com tua Mãe Santíssimaa alegria da Tua Ressurreição gloriosa.
Tu que nos abriste o caminho até ao Pai,faz com que, iluminados pelo Espírito Santo,gozemos um dia, a glória eterna.
R. Amém.

Estações selecionadas para meditação do EJC:

1- SEGUNDA ESTAÇÃO: Os discípulos encontram o sepulcro vazio
Leia em sua Bíblia O Evangelho de São João 20, 1-91

No primeiro dia que se seguia ao sábado, Maria Madalena foi ao sepulcro, de manhã cedo, quando ainda estava escuro. Viu a pedra removida do sepulcro. 2 Correu e foi dizer a Simão Pedro e ao outro discípulo a quem Jesus amava: Tiraram o Senhor do sepulcro, e não sabemos onde o puseram! 3 Saiu então Pedro com aquele outro discípulo, e foram ao sepulcro. 4 Corriam juntos, mas aquele outro discípulo correu mais depressa do que Pedro e chegou primeiro ao sepulcro. 5 Inclinou-se e viu ali os panos no chão, mas não entrou. 6 Chegou Simão Pedro que o seguia, entrou no sepulcro e viu os panos postos no chão. 7 Viu também o sudário que estivera sobre a cabeça de Jesus. Não estava, porém, com os panos, mas enrolado num lugar à parte. 8 Então entrou também o discípulo que havia chegado primeiro ao sepulcro. Viu e creu. 9 Em verdade, ainda não haviam entendido a Escritura, segundo a qual Jesus devia ressuscitar dentre os mortos.

Meditação:
O que mais produz desassossego e tristeza: encontrar o sepulcro fechado com o corpo de Jesus dentro ou encontrar o sepulcro aberto e vazio? Os apóstolos sabiam que, com o sepulcro fechado, Jesus estava ali, ainda que morto, mas estava seguro e controlado. Poderiam ir lá, chorá-lo e lamentá-lo, com a tristeza produzida pelo vazio, pela ausência, pelo não saber.O sepulcro vazio fala-nos de um Deus surpreendente, novo, um Deus que não está entre os mortos porque é um Deus vivo e é o Deus dos vivos. A morte, simbolizada no sepulcro, já não tem poder sobre Ele. Pela sua morte todas as nossas mortes foram vencidas. Jesus é o Senhor da Vida, que nos chama à vida, abrindo os nossos próprios sepulcros e tirando-nos deles. Podemos ressuscitar porque Ele ressuscitou. E chama-nos a sermos testemunhas da sua ressurreição através da nossa.Ao abrir a porta da Vida, Jesus nos convida a entrar e a crer que Ele venceu a morte. Eles viram e creram, mas são mais felizes aqueles que acreditam sem terem visto. Embora não tenhamos visto Jesus, vimos a porta aberta e os sinais desta porta em cada dia da nossa vida.Ele está vivo e por isso, Ele age hoje, na vida de cada um de nós. Que o Senhor nos ajude a descobrir este mistério da Sua Ressurreição como um mistério que abre a porta do nosso coração vazio e nos encha com o Seu Amor. Diz o evangelista João que o discípulo "viu e acreditou" (Jo 20,8). Oxalá que, hoje, muitos, diante do nosso "sepulcro vazio", diante da nossa morte vencida, diante da novidade da nossa vida ressuscitada em Cristo, possam ver e acreditar.


2- QUINTA ESTAÇÃO: Jesus se Manifesta em Emaús ao partir o Pão.
Leia em sua Bíblia o Evangelho de São Lucas 24, 28-3528

Aproximaram-se da aldeia para onde iam e ele fez como se quisesse passar adiante. 29 Mas eles forçaram-no a parar: Fica conosco, já é tarde e já declina o dia. Entrou então com eles. 30 Aconteceu que, estando sentado conjuntamente à mesa, ele tomou o pão, abençoou-o, partiu-o e serviu-lho. 31 Então se lhes abriram os olhos e o reconheceram... mas ele desapareceu. 32 Diziam então um para o outro: Não se nos abrasava o coração, quando ele nos falava pelo caminho e nos explicava as Escrituras? 33 Levantaram-se na mesma hora e voltaram a Jerusalém. Aí acharam reunidos os Onze e os que com eles estavam. 34 Todos diziam: O Senhor ressuscitou verdadeiramente e apareceu a Simão. 35 Eles, por sua parte, contaram o que lhes havia acontecido no caminho e como o tinham reconhecido ao partir o pão.

Meditação:
Já é tarde, mas quando nos abrimos à companhia de Jesus, Ele seduz-nos e não podemos deixar de Lhe dizer “fica conosco, não nos deixes, porque contigo tudo é diferente...", e o Senhor não se faz rogado; está desejoso de partilhar conosco os seus ensinamentos, isto é, a Palavra, o seu Pão, o que nos levará à sua glória.Podemos retirar três ensinamentos deste encontro. Primeiro, Jesus Ressuscitado continua a caminhar entre os homens. Segundo, Jesus está presente no anúncio da Palavra das Escrituras. Terceiro, na celebração eucarística, o pão que é repartido relembra o dom da sua vida e reforça a necessidade da partilha e da fraternidade, que estão no cerne do seu projeto.A exemplos dos discípulos em Emaús, como se faz para reconhecer Jesus? Pelo Evangelho, tão atual para nós, e pela Eucaristia, presença silenciosa e frágil, são os sinais do caminho. Não nos perderemos se os seguirmos. O encontro com Jesus, na sua Palavra e no Pão partilhado, é uma experiência capaz de transformar radicalmente a nossa vida. De cada Eucaristia, ou de cada encontro com a Palavra de Jesus, devemos sair radiantes, como recém-ressuscitados. Quando estamos em adoração ao Santíssimo Sacramento do Altar é a presença de Jesus, o único Jesus que se faz sentir visível no meio de nós. Quer queiramos ou não, é um momento visível da presença de um Deus que nunca ninguém O viu. Obrigado Senhor por Te teres feito alimento para nós. Ensina-nos a reconhecer-Te e a escutar, com o coração ardente a Tua Palavra de todos os tempos.Por que razão, muitas vezes, desistimos, cansamo-nos de lutar e pesa mais a falta de esperança? Por que, por vezes, não reconhecemos os sinais que Jesus Cristo nos deixou? Estamos tão atarefados e sem tempo que tudo passa! O testemunho que precisamos dar é Jesus Cristo. Devemos contar o que nos aconteceu pelo caminho, como reconhecemos o Senhor, em que medida a Palavra e a Eucaristia mudam a nossa vida e como superamos os sofrimentos e como a esperança agora inunda a nossa vida

3- SEXTA ESTAÇÃO: Jesus ressuscitado aparece aos discípulos
Leia em sua Bíblia o Evangelho de São Lucas 24,36-48.

Enquanto ainda falavam dessas coisas, Jesus apresentou-se no meio deles e disse-lhes: A paz esteja convosco! 37 Perturbados e espantados, pensaram estar vendo um espírito. 38 Mas ele lhes disse: Por que estais perturbados, e por que essas dúvidas nos vossos corações? 39 Vede minhas mãos e meus pés, sou eu mesmo; apalpai e vede: um espírito não tem carne nem ossos, como vedes que tenho. 40 E, dizendo isso, mostrou-lhes as mãos e os pés. 41 Mas, vacilando eles ainda e estando transportados de alegria, perguntou: Tendes aqui alguma coisa para comer? 42 Então ofereceram-lhe um pedaço de peixe assado. 43 Ele tomou e comeu à vista deles. 44 Depois lhes disse: Isto é o que vos dizia quando ainda estava convosco: era necessário que se cumprisse tudo o que de mim está escrito na Lei de Moisés, nos profetas e nos Salmos. 45 Abriu-lhes então o espírito, para que compreendessem as Escrituras, dizendo: 46 Assim é que está escrito, e assim era necessário que Cristo padecesse, mas que ressurgisse dos mortos ao terceiro dia. 47 E que em seu nome se pregasse a penitência e a remissão dos pecados a todas as nações, começando por Jerusalém. 48 Vós sois as testemunhas de tudo isso.

Meditação:
Jesus tinha fome. Como é que uma pessoa que morreu e ressuscitou pode ter fome? Só se a ressurreição fosse do corpo e do Espírito e foi isso mesmo que aconteceu. Logo, se Jesus ressuscitou em corpo também, quer dizer que se quisesse, Ele podia aparecer em carne e osso a qualquer um de nós. Ora, se tivéssemos Jesus em corpo humano presente perto de nós, como é que reagiríamos? Desmaiaríamos, saltávamos para Ele abraçando-O, nada fazíamos, o quê? Jesus certamente nos diria: - A Paz esteja contigo. - de modo a que apaziguássemos o nosso coração e nos deixássemos embeber pela sua presença. Só que na estação anterior meditou-se isto mesmo, ou seja, que a presença visível do Deus invisível, por meio de Jesus, é real entre nós, na forma do Pão. Jesus mostrou-lhes também as suas mãos e os seus pés, para que vissem que tudo era real e que não havia hipótese de ser um sonho. Hoje, Senhor, é também real que as Tuas mão são as nossas mãos, e os Teus pés os nossos pés, por isso cada um de nós pode tornar-se, pelo Espírito Santo, um Cristo no meio em que vivemos. Ensina-nos, Senhor, a ser Tuas mãos e Teus pés para os outros e a estar no mundo sem ser do mundo.

4- DÉCIMA PRIMEIRA ESTAÇÃO: Jesus ressuscitado entrega aos apóstolos a missão de pregar o Evangelho
Leia em sua Bíblia o Evangelho de São Mateus 28,16-20.16

Os onze discípulos foram para a Galiléia, para a montanha que Jesus lhes tinha designado. 17 Quando o viram, adoraram-no; entretanto, alguns hesitavam ainda. 18 Mas Jesus, aproximando-se, lhes disse: Toda autoridade me foi dada no céu e na terra. 19 Ide, pois, e ensinai a todas as nações; batizai-as em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. 20 Ensinai-as a observar tudo o que vos prescrevi. Eis que estou convosco todos os dias, até o fim do mundo.

Meditação:
Vamos supor que somos um daqueles apóstolos que estavam com Jesus, quando apareceu e lhes falou. Então, Jesus também diz, a cada um de nós: “Vão e façam com que todos os povos se tornem meus discípulos”. A todos, sem exceção, foi-nos dada a grande missão de dar a conhecer Jesus aos outros e dizer-lhes o quanto Ele os ama.Para cumprirmos esta missão, recebemos o batismo em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo, o mistério do Deus Uno e Trino. Pelo batismo somos credenciados como testemunhas do Cristo Ressuscitado, o mundo também precisa saber que Jesus é o Filho de Deus e Deus conta conosco para irmos ao encontro desta necessidade que o mundo tem, mesmo que não a sinta.Para tudo isto é preciso coragem para ir ao encontro do próximo. No entanto, como os apóstolos, tememos não sermos capazes de dar cumprimento à proposta, de hoje e de sempre do Senhor: evangelizar.Para fortalecer-nos, Jesus nos fez uma promessa: ficar conosco “todos os dias”, e mais, “até ao fim dos tempos”. Então, se Jesus está conosco, quem estará contra nós? Dá-nos, Senhor, a coragem e o vigor de sermos incansáveis na nossa missão evangelizadora.


5- DÉCIMA QUARTA ESTAÇÃO: Jesus ressuscitado envia sobre os Apóstolos o Espírito Santo
Leia em sua Bíblia os Atos dos Apóstolos At 2,1-6.1

Chegando o dia de Pentecostes, estavam todos reunidos no mesmo lugar. 2 De repente, veio do céu um ruído, como se soprasse um vento impetuoso, e encheu toda a casa onde estavam sentados. 3 Apareceu-lhes então uma espécie de línguas de fogo que se repartiram e pousaram sobre cada um deles. 4 Ficaram todos cheios do Espírito Santo e começaram a falar em línguas, conforme o Espírito Santo lhes concedia que falassem. 5 Achavam-se então em Jerusalém judeus piedosos de todas as nações que há debaixo do céu. 6 Ouvindo aquele ruído, reuniu-se muita gente e maravilhava-se de que cada um os ouvia falar na sua própria língua.

Meditação:
O Espírito de Deus é um fogo devastador que vem do céu e que transforma os corações amedrontados, dando-lhes uma nova coragem e um novo vigor para se porem de pé e saírem a anunciar a Boa Nova de Jesus.O Espírito Santo é a água viva que nos transforma em fonte, que traz com Ele a Paz às tempestades do dia-a-dia, que nos dará a Vida, ensinará a Verdade e fará de nós testemunhas renovadas do Amor de Deus pelos homens. Dom maravilhoso de Deus em que se encerram todos os dons.E nós já vivemos um Pentecostes na nossa vida? Quanto tempo mais nós vamos adiar o pedido da vinda do Espírito Santo, para realizar nos nossos corações um verdadeiro Pentecostes? Hoje é o tempo, agora é a hora. O mundo precisa de nós e nós precisamos do Espírito Santo.Por isso, Te pedimos, Senhor, que envies sobre nós o Teu Espírito, que Ele venha e nos renove por dentro. Que venhas de novo sobre cada um de nós, sobre as nossas comunidades, sobre a nossa Igreja! Que Ele faça de nós santos anunciadores do Teu Amor, para que faça todos nós testemunhas valentes de Jesus para que o mundo saiba que Tu és o único Senhor, único Salvador e que amas cada homem, cada coração.

Oração Final

Senhor,Tu que és o único Senhor,O único Salvador,
Envia-nos o Teu Espírito SantoPara que iluminados por Ele
Possamos contemplar a Verdade
Que nos torna livres.
O mundo tem sede de Ti,Por isso, dá-nos hoje a força,
A sabedoria e a coragem de anunciar,
Que cada homem não está só,
Que cada homem pode desfrutar a seu ladoDa Tua presença.
E, sobretudo, que Tu amas cada homemTal qual ele é.
Amém.



Música da Semana:
Anjos de Resgate - Foi Por Você





Missão da Semana:
Cante uma música alegre (para louvar a ressurreição de Jesus) com seus familiares, se possível.

Uma Feliz Páscoa a todos!

Cristo vive!

Fiquem com Deus.


Com carinho,

Bia, Crof, Luly, Paty e Victor